Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Câmera que substitui olhar de Domingos entra em cena

Gabriel Leone mira a câmera, como se fosse os olhos de Santo (Domingos Montagner)

Gabriel Leone mira a câmera, como se fosse os olhos de Santo (Domingos Montagner)

Houve quem se perguntasse como seria essa câmera que o diretor Luiz Fernando Carvalho promoveria em ‘Velho Chico’, substituindo a presença física de Domingos Montagner em cena, na última semana da novela.

A ideia começou a valer no capítulo desta segunda-feira, 26. As últimas cenas do ator, morto por afogamento no último dia 17, nas águas do Rio São Francisco, foram ao ar até sábado. Já nesta segunda, Bento (Irandhir Santos) é quem primeiro se dirige ao olhar virtual de Santo, caminhando em direção à câmera e chamando “mano velho”, como sempre fez. A seguir, enquanto celebram o anúncio de casamento e a gravidez de Olívia (Giulia Buscacio), a família toda se une à mesa e todos, cada um a seu tempo, olham para a cabeceira, onde ele estaria sentado, dirigindo-lhe a palavra. Miguel (Gabriel Leone) pede permissão para se casar com Olívia, Tereza (Camila Pitanga) o chama de “meu amor” e, ao “beijá-lo”, aproxima-se tanto da lente, que seu rosto extravasa o enquadramento. Beatriz (Dira Paes) também “mira” o cunhado.

tere

Sabendo do que se trata, a sequência, que na ficção é uma celebração, é muito triste. Nas redes sociais, não faltou quem confessasse ter chorado. Camila parecia estar cumprindo um esforço descomunal. A produção da novela vasculhou várias cenas de Domingos para sacar dali alguns áudios que ele poderia dizer nessas ocasiões, fazendo-o sussurrar algumas palavras, isoladamente.

As duas últimas sequências gravadas com Domingos e exibidas nos capítulos de sexta-feira e sábado teriam todas as condições de selar o grand finale da novela. Na penúltima, ele era finalmente aceito por Afrânio (Antonio Fagundes), que reconhece seu valor como homem que a filha sempre amou. Na outra, com Camila e Gabriel, ele reconhece o solo que Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) destinou a Miguel, como parte da herança determinada pela bisavó do rapaz, dona Encarnação (Selma Egrei). Como chegou a dizer Gabriel, na ocasião, os três saem abraçados e assim vão se afastando da câmera, de modo que cada um poderia carregar uma letra da palavra FIM, para selar o desfecho do folhetim.

Domingos, Gabriel e Camila juntos, em sequência que poderia valer como FIM

Domingos, Gabriel e Camila juntos, em sequência que poderia valer como FIM

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione