Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

GloboPlay começa a ter conteúdo alheio, mas ainda tropeça na tecnologia

'The Good Doctor' é o primeiro título de fora do grupo Globo a chegar à Globo Play

Bem que João Mesquita, diretor responsável pela nova fase da GloboPlay, advertiu, ainda outro dia, durante o Fórum de Pay TV, que talvez não aconteça exatamente um lançamento desta  nova GloboPlay. É bem possível que as coisas comecem a acontecer sem o alarde de uma data de estreia.

Nesta quarta, a plataforma de Video On Demand (VOD) do Grupo Globo passou a disponibilizar o primeiro título de fora do grupo Globo, a série “The Good Doctor”, da rede ABC. Na página de séries, vemos todo o catálogo da Globo e só esta nova série de fora, como um estranho no ninho.

Vai tudo muito bem, tudo muito bom, mas em tecnologia, a GloboPlay ainda tropeça com frequência. É muito comum tentar acessar qualquer conteúdo ali e dar de cara com um aviso do tipo: “Ocorreu um erro. Atualize sua página”. O acesso pelas SmartTVs e Apple TV oferece ainda mais erros, tornando quase impossível voltar alguns minutos na barra da transmissão “ao vivo”, para recuperar minutos perdidos do que se quer assisitir. Mais: qualquer pausa além de três minutos trava a transmissão e o internauta deve “atualizar” a página, perdendo o ponto onde estava.

Para quem está habituado a acessar a Netflix e a HBO GO, o sistema de acesso da GloboPlay é muito ruim. A área de TI do grupo deve urgentemente investir nesse quesito, e Mesquita sabe disso.  Quando um grupo de jornalistas comentou a questão com ele, lá no Fórum de Pay TV, ele admitiu a necessidade de ajustes.

No quesito conteúdo, há pouco mais de dois meses, a GloboPlay também passou a incorporar conteúdo infantil, do Gloob, única marca Globosat a entrar nesse menu. Aos poucos, outras produções de canais Globosat (Multishow, GNT, Universal, Off e +Globosat) passarão a ter espaço na nova GloboPlay.

Nesse caso, no entanto, diferentemente do Gloob, que trouxe para a Globo Play até uma série ainda inédita na TV (“Escola de Gênios”), o que vier dos outros canais pagos do grupo será material de acervo – nada de dois anos para cá, a fim de não canibalizar o faturamento com assinaturas de TV.

A nova GloboPlay também terá um menu de filmes, mas, assim como no caso do conteúdo Globosat, os títulos serão todos já vistos e superados pelas grades dos canais Telecine.

 

Leia também: Nova GloboPlay terá títulos inéditos, acervo dos canais Globosat, filmes e séries de fora

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione