Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo
O que tem de bom?

Canal Curta! recebe R$ 15 milhões de aporte da Ancine para 34 projetos

Bethânia, alvo de um dos programas aprovados pelo Fundo Setorial de Audiovisual

Perto de completar cinco anos no ar – o que se consumará em novembro – o canal Curta! celebra o aporte de 15 milhões de reais recebidos por meio da chamada pública PRODAV 02/2016, programa da Ancine que contempla projetos para a TV, via Fundo Setorial do Audiovusal (FSA). A soma equivale à aprovação de 34 projetos, sendo 10 séries e 24 telefilmes.

No pacote desse repertório, Luiz Melodia será retratado em “Melodia Pérola Negra”, da Dona Rosa Filmes; Ney Matogrosso merecerá o telefilme “Ney à Flor da Pele”, da Nepomuceno Filmes; “Dorivando Saravá”, telefilme da Hamaca Produções, partirá da premissa que a música de Dorival Caymmi. Há ainda a biografia do poeta e letrista brasileiro Paulo Cesar Pinheiro, narrada em “Paulo Cesar Pinheiro – Letra e Alma”, pela Terra Firme Produções; o longa “Sopro – Xingu, Cariri, Caruaru, Carioca”, da Alo Vídeo, em que Carlos Malta pesquisa o pífano em busca das suas histórias, modos de fazer e tocar; “Grupo Corpo pela Música”, telefilme da JPZ Comunicação sobre a construção do acervo de trabalhos musicais que marcam a trajetória do Grupo Corpo e seus artistas; e “Yamandu e o Mestre”, produção da DobleChapa Cinematografia, em que Yamandu Costa volta ao Rio Grande do Sul para encontrar o seu mestre dos tempos de infância.

O cineasta Eduardo Coutinho terá sua obra visitada no documentário “Banquete Coutinho”, da Heco Produções; Glauber Rocha será retratado em “Glauber-Itália Ida e Volta”, longa-metragem da Drama Filmes sobre o período em que o cineasta rompe com a ditadura militar e vai ao autoexílio, na Itália; o artista Paulo Bruscky terá sua trajetória revelada no documentário “Paulo Bruscky – Autorretrato”, da Aruac Produções; Torquato Neto terá seu processo criativo investigado a partir de fronteiras culturais e de linguagem no documentário “Torquato, Imagem da Incompletude”, da Magno & Magno.

Em “Ensaio Poético”, telefilme produzido pela CineGroup, Maria Bethânia, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, três ícones mundiais da literatura e da música, farão uma viagem até Moçambique, onde interpretam contos, prosas e poesias.

Classificado como canal “superqualificado” (que soma pelo menos 12 horas diárias de conteúdo nacional, sendo a maioria disso via produção independente), o Curta! é hoje um dos canais que melhor uso faz do custo-benefício das leis de incentivo oferecidas pela Ancine.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione