Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo
O que tem de bom?

Prêmio Multishow resiste ao desmanche da música na TV e se multiplica, em sua 24ª edição

Porchat e Tatá: artistas da Record e da Globo unidos pelo Multishow / Paprika Fotos

Com apresentação de Fábio Porchat e Tatá Werneck, o canal Multishow leva ao ar hoje, pela TV, a 24 edição do Prêmio Multishow, com programação à parte no YouTube e desdobramento em Twitter, Facebook e Instagram.

Anote aí: a transmissão estará  valendo nas seguintes plataformas:

 

Na TV: ao vivo, a partir das 22h
No Multishow Play: ao vivo, a partir das 22h
No YouTube: ao vivo, a partir das 18h
No site: ao vivo, a partir das 18h
No Canal Bis: ao vivo, a partir das 22h40

Bons tempos aqueles em que a gente podia comparar o Prêmio da MTV (Video Music Brasil VMB) com o Prêmio Multishow, ambos dispostos a celebrar a música brasileira (embora o primeiro fosse uma festa mais voltada ao videoclipe, hoje menu de fácil acesso no YouTube).

Checar o que um trazia de inovador e o que o outro trazia de clonagem, de melhor ou pior, era uma festa à parte para críticos, público e até profissionais da própria música. Isso ficou muito para trás, quase tão distante quanto o tempo em que as gravadoras ditavam normas com soberania absoluta na TV. O YouTube e o streaming, escoltado pelo mundinho dos downloads, motivou novos hábitos de comportamento e consumo, afetando para sempre a indústria fonográfica.

A boa notícia é que o Multishow não só resistiu a esse desmanche da música na TV e aos novos hábitos comerciais de consumo musical, como expandiu suas fronteiras, tirando vantagem das novidades. Já que navega sozinho nesse mar, o canal aproveita a multiplicação de telas ao alcance do espectador e monta um cardápio para cada uma. A edição da vez tem como tema “Música e Poder”, filão que celebra a força da música, unindo diferentes ritmos.

No pacote de novidades do ano, nasce a premiação a Youtubers de covers.

 

A transmissão do Prêmio 2017 começa primeiro no YouTube. Em parceria com a VIU, unidade de negócios digitais da Globosat, o “Esquenta Prêmio Multishow” entra ao vivo às 18h no canal Música Multishow (www.youtube.com/multishow), mostrando uma pré-night em um hotel onde mais de 20 influenciadores se preparam para a festa. Aguardada no palco, Pabllo Vittar também é presença confirmada nesse aquecimento.

Niina Secrets, Fabi Santina e Rayza Nicácio mostram seus preparativos, com dicas de look, cabelo e maquiagem. Felipe Castanhari, Dani Russo, Mr. Poladoful, Pyong Lee e Luba agitam a transmissão, enquanto as finalistas na categoria “Melhor Cover da Web” – Ana Gabriela, Gabi Luthai, Luisa Sonza, Mariana Nolasco e Thayná Bittencourt – passam o som de seus números musicais. Daniel Saboya e seu time são os responsáveis por entreter o público com os passinhos das músicas mais bombadas do momento. Próximo ao horário do início da cerimônia, todos embarcam em um Bus Party em direção ao tapete vermelho da premiação, que fica pertinho do hotel, ao som do DJ Mitico Jovem.

Em seguida, a transmissão passa a ser comandada direto de um galpão montado nos bastidores da premiação por um time formado por Gretchen (eu disse Gretchen? Sim, ela mesma! A rainha do Bumbum, com seu “Conga la Conga” e que tais), mais Fernanda Souza, Gusta Stockler, Gominho e Gabie Fernandes e Thalita Meneghim, do canal Depois das Onze. A vencedora do Cover poderá se apresentar ao lado de sua inspiração original no estúdio de cobertura, outra novidade da vez.

Fernanda Souza, dona de programa na grade do canal, assume o Facebook (www.facebook.com/multishow) do canal ao vivo antes da premiação, com direito a invasão de camarins a partir das 21h, com os indicados dando pinta na preparação do make up.

Direto do Bus Party para o tapete vermelho do Prêmio, Thaynara OG assume o Instagram do Multishow (@multishow) durante a chegada dos convidados. A influenciadora interage ao vivo com os famosos, mostra os looks escolhidos pelos artistas, além de suas expectativas e palpites sobre os vencedores da premiação.

Durante a premiação, cinco câmeras estarão exclusivamente voltadas para o Periscope as reações dos indicados da categoria “Melhor Clipe TVZ”. O vencedor será escolhido por meio de hashtags de votação no Twitter (@multishow).

 

O site do Multishow (www.multishow.com.br) promete atualizar a cobertura da noite e reúne todas as transmissões do evento – YouTube, Facebook e Twitter –, além de mostrar com exclusividade os ensaios da cerimônia.

Tem também o time de 11 jurados que compõe o Superjúri TV, participando ao vivo de um debate ao vivo comandado pelo apresentador Guilherme Guedes no dia da premiação, que vai decidir os vencedores das categorias “Revelação”, “Canção do Ano” e​ “Melhor Disco”, com transmissão ao vivo pelo Canal Bis, Bis Play (www.bisplay.com.br) e site do Multishow.

O Multishow Play (www.multishowplay.com.br) dará conta do evento em ritmo de TV everywhere, para ser acompanhado como, onde e quando o assinante quiser.

Quem estará no palco?
Isso é o que importa. Revezam-se, em cena, Anavitória, Criolo, Iza, Karol Conka, Maiara & Maraisa, Marília Mendonça, Matheus & Kauan, Pabllo Vittar, os MC’s Kevinho, Kekel, Dani Russo, Bin Laden, além do DJ Alok e Marcos Zeeba. Veteranos em outras edições, Anitta, Guimê, Luan Santana, Ludmilla, Nego do Borel, Projota, Simone & Simaria e Thiaguinho voltam ao foco do prêmio.

CATEGORIAS DE VOTAÇÃO E JURADOS

Para eleger no palco os melhores do ano em 12 categorias, o Prêmio Multishow 2017 conta com votação popular e também com um time de Superjúri composto por aproximadamente 100 especialistas em música, entre jornalistas, críticos, músicos e profissionais da indústria fonográfica.

Pelo site do canal, os melhores do ano foram escolhidos em oito categorias: “Melhor Cantor”; “Melhor Cantora”; “Melhor Grupo”; “Melhor Show”; “Melhor Música”; “Melhor Música Chiclete”; “Fiat Argo Experimente” e também a novidade “Melhor Cover da Web”. O “Melhor Clipe TVZ” será escolhido pelo público através de hashtags de votação no Twitter (@multishow), até o final do Prêmio.

O Superjúri fica responsável por indicar seus favoritos em três categorias“Revelação”; “Canção do Ano” e​ “Melhor Disco”.

Além destas, o Prêmio conta ainda com quatro categorias técnicas: “Disco/Melhor Capa”, “Disco/Melhor Produtor”, “Disco/Melhor Gravação” e “Clipe/Melhor Direção”, cujos vencedores serão anunciados no site do Multishow ainda hoje.

A cenografia da cerimônia, que envolve mais de 500 profissionais e 20 câmeras, é de Abel Gomes, com direção musical de Alexandre Kassin, direção de transmissão de Pedro Secchin, direção de fotografia de Marcos Olivio e direção geral de Stella Amaral.

Abaixo, os indicados:

Melhor Cantor

Luan Santana
Lucas Lucco
Thiaguinho
Tiago Iorc
Wesley Safadão
Melhor Cantora

Anitta
Ivete Sangalo
Joelma
Marília Mendonça
Sandy
Melhor Show

Anitta
Joelma
Luan Santana
Simone & Simaria
Thiaguinho
Música Chiclete

Acordando o Prédio: Luan Santana
Eu Sei de Cor: Marília Mendonça
Loka: Simone & Simaria (com participação de Anitta)
Malandramente: MC Nego Bam e Dennis DJ
50 reais: Naiara Azevedo

 

 

Melhor Grupo

Henrique & Juliano
Maiara & Maraisa
Simone & Simaria
Sorriso Maroto
Turma do Pagode
Melhor Música

Homem de Família: Gusttavo Lima
Me Espera: Sandy part. Tiago Iorc
O Nosso Santo Bateu: Matheus & Kauan
Sim ou Não: Anitta part. Maluma
Você Partiu Meu Coração: Nego do Borel, Anitta e Wesley Safadão
Melhor Cover na Web

Ana Gabriela: Eu Era (Cover Marcos & Belutti)
Gabi Luthai: Sua Cara (Cover Major Lazer ft. Anitta & Pabllo Vittar)
Luísa Sonza: Fica (Cover Anavitória ft. Matheus & Kauan)
Mariana Nolasco: Paradinha (Cover Anitta)
Thayná Bitencourt: Amante Não tem lar (Cover Marília Mendonça)

 

Indicados do Superjúri

Canção do Ano

BaianaSystem: “Invisível”
Chico Buarque: “As Caravanas”
Criolo: “Menino Mimado”
Johnny Hooker: “Flutua” (part. Liniker)
Rincon Sapiência: “Ponta de Lança”

 

Melhor Disco

Chico Buarque: “Caravanas”
Letrux: “Letrux Em Noite de Climão”
Rincon Sapiência: “Galanga Livre”

Revelação

Luiza Lian
Rakta
Rincon Sapiência

 

A cereja do bolo: o americano Diplo se apresenta ao vivo com Anitta e Pabllo Vittar com a música “Sua Cara”, que já bateu nas 240 milhões de visualizações no YouTube.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione