Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo
O que tem de bom?

‘Persona em Foco’ com Paulo Betti é uma aula de artes dramáticas

Teté Ribeiro e Darson Ribeiro entrevistam Paulo Betti no 'Persona em Foco'

Ainda dá tempo de ver o “Persona em Foco” com Paulo Betti (na verdade, sempre há, visto que o programa está disponível no site da TV Cultura).

Mas, para quem ainda se apega ao televisor, a TV Cultura reprisa neste domingo, a partir das 23h, a edição do programa que retrata o ator e diretor, uma aula de artes dramáticas, não apenas pela trajetória de seu entrevistado, mas também pela narrativa que ele próprio assume ao se lembrar dos episódios que construíram sua história. A conversa ganha fõlego com a jornalista Teté Ribeiro, da “Folha de S.Paulo”, autora de sua biografia, e de Darson Ribeiro, ator, diretor e produtor, que desenvolveu vários trabalho com Betti.

Da infância, tão bem retratada no espetáculo “Autobiografia Autorizada”, aos grandes sucessos dos palcos, da TV e do cinema, Betti  é revisitado também por depoimentos de gente como a diretora Elvira Gentil, a professora e dramaturga Renata Palotini, o dramaturgo Aguinaldo Silva, o ator Marcos Frota e a atriz Beth Goulart, entre outros. Betti conta que chegou a flertar com a Medicina, mais pela questão de ser arrimo de família e ter ali uma perspectiva de bolsa de estudos, mas acabou atraído para a Escola de Artes Dramáticas (EAD, da USP), aos 17 anos, por Eliane Giardini, com quem viveu, na época, uma “paixão avassaladora”. De uma classe social mais avantajada, Eliane arrastou Betti para suas perspectivas e deu no que deu: são 40 anos de carreira.

O programa valoriza também a dedicação de Betti a personagens históricos feitos para o cinema, como o capitão Carlos Lamarca (1994, em “Lamarca” e em 2006, em “Zuzu Angel”) o presidente Getúlio Vargas (“Chatô, O Rei do Brasil”, lançado em 2015), tudo sem perder o contexto de cada trabalho.

O “Persona em Foco” vai ao ar nas noites de todas as quartas e tem reprise sempre aos domingos, às 23h, na TV Cultura, com apresentação de Atílio Bari.

 

 

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione